quinta-feira, 18 de novembro de 2010
*DICA DO DIA* A pedidos de Cibele. Postura Feminina, dicas de etiqueta, importantissimo!!!
Festas de fim de ano da empresa onde você trabalha, restaurantes, lá vem a dor de cabeça! Com que roupa eu vou? Esporte, social, casual? Como devo me comportar? Tudo pode ser mais simples se investir em sua educação complementar e ai o Sitegourmet pensando em você foi visitar a pessoa que mais entende do assunto, nada mais nada menos que Christine Yufon.
Fazer um curso com ela pode ser o seu grande inicio em 2011 ou mesmo dar de presente para alguém que ama muito! Está ai nossa dica.
“Você não pode ser criativo sem saber o básico e o clássico. E para saber o básico é preciso talento e disciplina”
Vamos conhecer algumas das regras importantes consideradas básicas à mesa por Christine:
• COTOVELOS: A partir do momento em que o prato chegou à mesa, não coloque mais os cotovelos sobre ela.
• FACA: Sempre que não a estiver usando, coloque na transversal sobre a borda do prato. IMPORTANTE: durante as pausas entre um bocado e outro, os talheres nunca devem encostar-se à mesa. Sempre devem ficar apoiados no prato.
• LADOS CORRETOS: Facas sempre devem ficar apoiadas no lado direito ou à frente da borda do prato, mesmo que a última ação com ela tenha sido feito no lado esquerdo. Garfos sempre devem ficar apoiados da maneira como acabaram de ser utilizados.
• CANHOTOS: Seguem o mesmo princípio.
• CHAMPANHE: Pode ser servido em três momentos - antes do jantar, como um drinque; durante a refeição, harmonizado; depois, como sobremesa.
• CAFÉS, LICORES, CANAPÉS: Devem ser servidos depois da refeição em outro ambiente, não à mesa. A ressalva é para reuniões íntimas: nesses casos, deve-se tomar uma distância de 1 ou 2 metros da mesa para degustar os cafés, licores ou mesmo canapés-pós refeição.
O Andar Feminino
Mantenha a coluna reta, alinhada com pescoço e cabeça. Um segredo para manter a coluna reta é murchar um pouco a barriga. Não caminhe nem muito depressa nem devagar. Veja o ritmo em que se sente confortável. Os quadris podem ser projetados suavemente para frente e podem gingar com naturalidade. No dia-a-dia, os sapatos não devem ter saltos maiores que 5 cm. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o livro de Christine Yufon. “ Toda Mulher pode ser Bonita – Guia de Valorização Pessoal” – Christine Yufon – Editora Gente SP. 1998.
Ficar Parada
A mulher nunca deve ficar parada completamente reta, em postura militar. O ideal é manter a coluna reta, mas fazer alterações para quebrar a rigidez. Você pode apoiar o seu peso em uma perna, que fica mais recuada . A outra, mas flexível, pode estar mais à frente e um pouco flexionada. Os pés não precisam manter uma posição simétrica.
Sentar-se
Tente evitar largar-se no assento. A idéia é a de sentar-se lentamente, com total controle e domínio do movimento, para evitar ficar se arrumando depois de sentada. Alinhe a sua coluna, sinta-se estável antes de improvisar na composição de sua postura. Lentamente e com movimentos suaves, você pode descansar as costas no encosto, reclinando-se um pouco.
Em qualquer dos casos, é recomendável fazer um pequeno ensaio antes de sair aplicando novos princípios. Praticar em frente ao espelho pode ajudar. Só a segurança e a autoconfiança, resultantes do equilíbrio de nosso coração, corpo e mente, poderão garantir naturalidade, graça e feminilidade aos seus movimentos.
ENTREVISTA.
O que é etiqueta para a senhora?
CY: A etiqueta é, antes de mais nada, uma preocupação nossa com o outro, com o social. Ou seja, como a imagem que passamos ao outro. Nesse aspecto, a consciência de nosso vínculo com o contexto que nos cerca é fundamental para não nos perdermos numa etiqueta sem sentido. Esse vínculo pode existir na forma de respeito aos outros, de religiosidade, de respeito à natureza. Será ele o responsável pela força de nossa comunicação visual via etiqueta.
O que a senhora considera fundamental como base na vida de um ser humano?
CY: O autoconhecimento, precisamos saber quais são nossos pontos fracos e fortes para amenizar uns e enaltecer outros. O ideal é equilibrar mente, coração e corpo, para permitir que a nossa feminilidade e energia vital fluam sem entraves. Com a intuição liberada, a mulher terá facilidade para escolher gestos e posturas que a favoreçam, sem perder a naturalidade.
Como você chamaria esse trabalho que desenvolveu durante suas experiências de aulas de etiqueta? Ou denominaria outra nomenclatura?
CY: Eu chamo esse Curso de Postura Visual, porque estamos vivendo o mundo material, mas meu trabalho é sentimento junto com cabeça.
Postura – de mente, de sentimento e visual, são três posturas, normalmente, quando a gente fala postura pensa em visual, esses três têm que estar juntos.
E etiqueta é o regulamento baseado neste princípio de vida que é respeito, amor, em qualquer lugar - sentado na mesa comendo hot-dog, numa grande festa, no campo, em tudo. Quando a gente fala Etiqueta, fala de se comportar, respeitando o outro, harmonizando a situação com uma comunicação de troca de valores.
Poderia nos dar algumas dicas de como se portar numa mesa, festa, restaurante?
CY: Sempre que o evento é mais formal, as pessoas têm que ter uma atitude mais controlada, não dar passos tão espalhados, ter gestos menos expansivos e uma postura mais rígida. Já em situações informais, dá para relaxar mais. Em situações mais cerimoniosas, como um almoço de negócios, por exemplo, a postura mais ereta é necessária para mostrar respeito a quem fala. Ter uma postura mais controlada nessas situações é acima de tudo uma atitude de respeito com o outro.
Quais os erros mais comuns cometidos pelas pessoas?
CY: Não saber usar talher é o maior deles. Também falta disciplina no tom de voz, no comportamento No Brasil somos espontâneos, naturais, e isso é muito bonito. Só é preciso controlar um pouquinho para não ser incomodo a quem está ao seu lado.
Genteee, amei esta Matéria!
Muito Boa, vcs tambem vão se amarrar!!
Bjs Cibele!
Materia do blog de Christine Yufon.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A cada dia aprendemos mais e mais, e mesmo que a gente tenha 100 anos sempre é tempo de aprender, adorei!!!!!!Bjs
ResponderExcluir